sábado, 18 de setembro de 2010

Hibernação de hamsters

IMG_0003 O hamster da foto (Piggy) está apenas a dormir

Qualquer hamster pode hibernar, embora haja uma predisposição maior no hamster sirio. Tenho 2 hamsters Sírios e um Anão-russo Winter White. No inverno passado ele entrou em hibernação várias vezes, foi confirmado com a médica veterinária. No entanto, tive uma hamster sirio durante 3 anos e ela nunca hibernou.
Tenham muita atenção ao vosso hamster, seja de que espécie for, porque se ele entrar em hibernação profunda, acabará por morrer.
Quando um hamster entra em hibernação, o corpo fica duro, dobrado, gelado, como se ele estivesse morto, mas conseguimos ver a respiração. Se encontrar o hamster nesta situação tem que agir imediatamente e é aqui que vou copiar a experiência de outra pessoa:
Farei um resumo das principais acções a serem tomadas para "acordar" o hamster que está hibernando:
*Aquecer um bocadinho de água até que a temperatura dela seja morninha para nós, isto será quente o suficiente para os hamsters, e pingar gotinhas na boca do hamster para que o vá aquecendo por dentro aos pouquinhos
*Enrolar num pano aquecido (pode ter sido deixado perto de um aquecedor, ou aquecido por exemplo com o ferro de engomar, mas o pano não pode estar muito quente).
*Levar o hamster a um ambiente aquecido, longe de correntes de ar e vento
*O hamster voltará a ficar activo, porém estará fraquinho, e com muita fome.. Pingar gotas com suplemento alimentar diluído em água é fundamental para fornecer bastantes vitaminas para eles, e deixar essa água disponível para que ele beba quando quiser (ter muita atenção a que suplemento se dá)
* A maior dificuldade será para comer.. Neste ponto sugiro que seja feita uma papinha de ração, eu compraria uma ração de cão e amoleceria em agua morna, até ficar uma papa, esmagaria e daria de colherada ao hamster.. Porquê ração de cão? Pode ser de gato também, mas a ração de hamster como vocês sabem não amolece! A ração de cão ou de gato além de amolecer na agua, também é rica em proteinas e vitaminas.
*Se o hamster negar a ração, pode-se tentar dar uma papinha de farinha láctea com leite morno, ATENÇÃO: Em últimos casos!!! Porque Leite não é indicado para hamsters!!!
*Após o hamster melhorar um pouquinho, não coloque de volta na gaiola.. Serragem e areia são muito frios, e nesse primeiro momento o mais adequando é deixá-lo num local fechado e com bastante papel picado(lembrem-se: jornal larga tinta, e tinta é tóxica!).. pode ser um aquário ou um recipiente plástico(lembrem-se que eles roem cartão, antes de deixá-lo numa caixa de sapatos!)
*Certifique-se de colocar neste local fechado, bastante comida e água.. Sugiro que num primeiro momento sejam dadas frutas, porque são mais fáceis de comer que grãos, e possuem bastantes nutrientes.

IMG_0004

6 comentários:

Duda disse...

eu amo hamsters e entro no seu blog toodos os dias entre no meu tem alguns artigos sobre hamsters xau

Sara Varatojo disse...

Olá Duda!
Obrigada por visitar o blogue todos os dias!
Ficamos muito contentes sabendo que as pessoas estam a gostar do blogue!
Já visitei o seu blogue e está muito giro, eu também amo animais, seja ele qual for (execto insectos xD)

Duda disse...

poste mais adoro as suas postagens e tire mais fotos daqueles seus hamsters lindos e fofissimossss!!!!!!bjsss duda

Anónimo disse...

Sim sei 2 femias e 1 macho

Anónimo disse...

so hoje li o seu artigo, e tenho muita pena de nao o ter lido antes, onteontem cheguei a casa e a primeira coisa que eu e minha filha faziamos era trocar a agua do nosso hamster, qual nao foi o nosso espanto ele estava todo encolhido e muito duro . na minha ignorançia julguei que ele estivesse morto com muita pena minha meti-o numa caixinhs e deitei o fora, agora vi que o meu hamster podia estar apenas a hibernar, a minha filha ficou muito desgostosa, e agora eu tenho muito medo de lhe dar outro, pois nao queria que ela fcasse muito triste

Unknown disse...

Socorro ! Minha hamster esta com a doença sa cauda molhada ! Vou começar a trata-la com antibioticos hoje.. posso dar essa papinha de ração de gato ja que ela nao esta comendo ? Responda no meu email por favor ealeeh@hotmail.com ! Agradeço quem puder me ajudar ..