terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Casinhas de madeira e papelão, tenham muito cuidado!

Todas as pessoas que têm hamsters pensam sempre em ter uma boa casinha para seu hamster, alguns até fazem as próprias com diversos materiais. Na maioria das vezes o material usado para este recurso é papelão e madeira. Porem existe alguns problemas em usá-los, vamos ver alguns:

Madeira

Como todos sabem madeira absorve líquidos e humidade, por isso é o material mais usado para forrar as gaiolas de nossos hamsters; e esse é sem duvida o grande problema de se ter uma casinha de madeira. Depois de algum tempo ele não sai mais da casinha para fazer suas necessidades fisiológicas, o que é muito perigoso porque a madeira absorve a urina, essa mistura de urina, fezes, madeira e comida no interior da casinha junta fungos. E os fungos podem ser fatais para o hamster! Sem contar que a comida esta em contacto com a sujidade, isso quer dizer que o hamster ingere directamente os fungos!

Papelão

Assim como a madeira, o papelão também absorve humidade e líquidos, porem com uma facilidade ainda maior! Sem contar que muitas vezes não sabemos a de onde vem esse papelão e que tipo de material entrou em contacto com ele (produtos de limpeza, venenos, perfumes) não é porque alguém lhe deu uma caixa, que quer dizer que esta esteja limpa! E outra coisa… Como vai lavar papelão? O hamster com certeza vai roer esse papelão(como dizem por ai na net, que é bom para o hamster roer papel, pura mentira, só faz é mal…), e ingerir qualquer substancia que estiver presente nela. Casinha de papelão esqueça!

Possíveis soluções

Temos de resolver estes problemas! Aqui estão algumas soluções. Vamos lá então:

1 – quanto a casinha de madeira podemos fazer o seguinte:

• fazer uma casinha sem fundo, pode ser quadrada ou em forma de triangulo. O importante é não ter fundo, por causa da urina, fezes, fungos etc… como referi mais acima.

• se já comprou a casinha também pode e deve retirar o fundo.

• mas se  não quer retirar o fundo da casinha, pode colar algum pedaço de plástico. Ou algum plástico alto colante daqueles que vende em papelarias.

• substituir o fundo por uma superfície plástica, como por exemplo a capinha um CD.

2 – quanto a casinha de papelão:

• Esqueça! Não vale a pena correr o risco de perder seu hamster para economizar 2 ou 3 euros.

3 – Casinha de Plástico! A verdadeira solução!!!

• Recomendo a todos e incentivo o uso de casinhas de plástico! São higiénicas, não absorvem os líquidos (por isso o hamster não vai urinar dentro dela, ele não é parvo e logo não vai dormir no molhado) e é fácil de lavar… lavou e esta como nova!!  

-casota-kenny-01

imagesCAT1RQ2U

Sem comentários: