sábado, 29 de janeiro de 2011

Gerbil

A pedido de alguns leitores do blog, vamos fazer uma postagem sobre o Gerbil/Esquilo da Mongólia.

Alimentação:

A água deve ser dada em uma garrafinha para roedores, feito de vidro ou de plástico, a água não deve faltar. Deve ser filtrada e fresca. Pode ser colocado Roevit.
- Devem sempre ter comida fresca, que deve ser colocada em um potinho de cerâmica. Potes de plástico devem ser evitados porque eles roem. A melhor maneira e a mais fácil é alimenta-los com ração comprada em casas especializadas, mas você também pode fazer a sua própria ração.
-> sementes de girassol,sementes de girassol branco,ração para pássaro preto ou semelhante,aveia com casca,trigo integral,soja,cevada,alfafa desidratada ,ervilha seca ,amendoim (pouco), ração para gato, frango ou cachorro (bem pouco), milho

gerbil food comida para roedores

Gaiola:

A gaiola ou aquário deve ter pelo menos 30cm de comprimento x 20cm de altura x 30cm de altura
( para um casal). Um potinho de cerâmica para a comida, uma garrafinha especial para a água e um potinho para pôr o pó do banho.
Tente evitar aquelas casas especiais para hamster de acrílico, pois esquentam muito no calor e ainda podem ser roídas pelos esquilos, além de serem bastante caras.
As gaiolas com andares são boas, mas por causa do instinto dos gerbils de roerem eles podem fazer um pouco de sujeira ao redor da gaiola, além das grades serem roídas, o problema é que elas podem enferrujar.

gaiola gerbil

Limpeza da gaiola:

A limpeza da gaiola deve ser feita a cada duas semanas, em média ( a não ser que a serragem esteja molhada ou cheirando mal).
Deve-se colocar os gerbils em outro lugar ( por exemplo, um balde seco tampado), retirar e jogar fora a serragem, lavar a gaiola ou aquário com um sabão neutro, secar muito bem. No caso de gaiolas, as grades devem ser limpas com um paninho com álcool.

Para forrar a gaiola use serragem de madeira ( mas cedro, pinho e madeira tratada devem ser evitados, pois causarão alergia) ou granulado para gato sem cheiro.

IMG_0571

Banho:

Calma, antes de qualquer coisa, gerbils NUNCA devem ser molhados, pois podem ficar doentes O banho deles é como o das chinchilas, tomado com um pó especial ( Pó de bicarbonato de sódio) vendido em lojas especializadas. Devem ser dados a cada dois dias. É só colocar o pó em um potinho e coloca-lo na gaiola que eles se viram sozinhos, por instinto eles rolam no pó, se limpando. O banho não deve durar mais do que 10 minutos, porque depois desse tempo, eles começam a fazer as suas necessidades no pote.

Balde2

Como pegar num Gerbil:

NUNCA você deve pegá-lo pelo rabo, pois ele poderá se quebrar e ficar com uma fractura exposta tendo que ser retirado.
O certo é segura-lo com a mão em forma de concha, mas sem apertá-lo demais. Cuidado porque eles são muito rápidos e dão pulos desde pequenos e uma queda poderá ser fatal. Aconselho a você, pelo menos nas primeiras vezes, segura-los perto do chão ou em cima de uma cama ou sofá. Às vezes, se não tiverem confiança em você, eles poderão morde-lo, mas esse geralmente é um problema fácil de se resolver , ou então fugir.

Novato21

Distinguir o Macho da Fêmea:

Observa-se nesta imagem que a fêmea do lado direito tem uma característica diferenciada do macho, pois se você observar com calma ela apresenta mamilos, pequenos pontos distribuídos na barriga. Já o macho não apresenta estes mamilos, a diferença que ele apresenta é o orgão genital maior e a glândula de cheiro que se encontra no meio da barriga.

sexo baby teste1 ano

Espero que tenham gostado do post!

8 comentários:

Marcita disse...

Olha o meu Jhonny e minha Milla ai servindo de exemplo hehe.... mt lindos... eu blog é mt fofo parabés.... se precisar de mais ideias fique a vontade... meu blog é pra isso mesmos, adorei por ter publicado uma parte de mim ai.....ass: Marcita-GERBOmania

Barbie Fashion disse...

o texto ta errado naum é dessa foto.... la na GERBOmania esse texto é da foto dos bebes de 10 dias... troca a foto que vc copiou de lá!

Sara Varatojo disse...

Ah pois é!
Eu tenho de trocar a foto.
Obrigada Marcita, seus gerbos são lindos mesmo, amei, parabéns pelo blog!

Marcita disse...

eu adorei seu blog tb... vc é mt caprichosa... parabéns!!!! me add no orkut e no msn depois, é so clicar no link lá no meu blog....bjinhos♥

marciarcalves@hotmail.com

Anónimo disse...

nao se segura um hamster daquele jeito segundo nao pode limpar a gaiola com alcool porque o cheiro emtoxica eles e ele reoem as grades e pode ir alcool na boca deles e podem morrer emtoxicados ganhei um ontem e nao arrisco suas dicas e para Limpar deve-se usar um pano umido com agua e um pouquinho de dertengente!

Anónimo disse...

voce nao sabe nada sobre hamsters, e ja tive 17 e 7 deles morreram com suas dicas voce e um idiota :P.

Anónimo disse...

eu adorei as dicas obg pelas dicas eu estou com um esquico bebe em casa com a pata quebrada ele gaiu da arvore pf me de mais dicas sobre eles

Anónimo disse...

Coloquei bicarbonato na serragem do hamster e eles morreram em menos de 24horas. Eram 2 machos. Uma penha