Reprodução de hamsters:
A HORA CERTA:
É a primeira questão. Qual é a idade certa para uma hamster ter seus primeiros filhotes? As hamsters estão biologicamente aptas a procriar logo entre a terceira e a sexta semana.
O número de filhotes está relacionado a fatores como idade e saúde da hamster. E para que eles não sejam apenas muitos, mas também saudáveis, a futura mãe precisa receber uma dieta reforçada.
A dieta em questão pode ser ministrada logo a partir do dia seguinte ao da cópula. Confere ao animal uma série de nutrientes sumamente importantes.
Não se trata de uma dieta substituta. E sim complementar. Você continuará dando o que sempre deu, e mais: a) ovo cozido: nem muito mole, nem muito duro. Metade dele está bom, mesmo assim ela não vai agüentar comer tudo, b) pão molhado ao leite: de preferência só o miolo, com leite morno.
Deixe-a em paz. Não a leve para passear, não brinque com ela, não a incomode.
Não deixe faltar comida. Mas também não dê demais.
A gestação do hamster sírio dura 16 dias, mas pode acontecer de a hamster dar à luz no 17º ou mesmo 18º dia de gestação. Se depois de dezoito dias os filhotes não tiverem nascido, embora a hamster apresente os sinais de gravidez (abdômen e tetas proeminentes), pode ser uma indicação de gravidez "psicológica" ou problemas durante o parto. De modo geral, os filhotes são reabsorvidos (!) sem danos à mãe.
Alguns cuidados devem ser tomados: dois dias antes do esperado para o parto, faça um super limpeza na gaiola. Lave todos os potes de comida, água e acessórios. E retire a rodinha.
Tomados esses pequenos cuidados e feita a limpeza geral na gaiola, dê bastante material para a hamster fazer o ninho. Existe nas lojas de animais um alggodão proprio para hamsters.
Você foi um criador dedicado. Esforçou-se muito para que a hamster ficasse grávida. Seguiu as dicas desse manual, deu a dieta reforçada, fez a limpeza geral, deu-lhe algoodão para fazer o ninho.
Agora finalmente os filhotes estão a chegar! E você espera ansioso pela sua vinda. Fica vigiando a hamster durante o iminente parto. Tenta acompanhar cada minuto, não quer perder nenhum detalhe. Os filhotes estão chegando, lá vêm...
Calma, deixe a pequenina em paz. O nascimento dos filhotes é um momento mais que emocionante e memorável para o criador, mas não vale a pena ficar incomodando. Seria só mais um fator para a hamster se estressar. Façamos uma analogia: se uma mulher sofre para dar à luz o filho, mesmo que seja só um, mesmo que com o auxílio de um tocólogo, imagine a hamster, sozinha, tendo 4, 5, 6, 7, 8 (ou até 17, já houve casos) filhos para vir ao mundo!
Cada filhote nascerá com um intervalo de 10 minutos. Junto de cada um, normalmente vem uma placenta, que a hamster come, por ser absolutamente nutritiva (hum...). É por causa disso, da placenta, que talvez o algoodão fique manchado de sangue. É normal. E talvez a mãe resolva fazer um tour pela gaiola, e tenha um filhote em cada canto. Não se intrometa! A mãe levará todos para o ninho.
Depois de ter posto tudo pra fora, a hamster passa por um processo curioso: leva para o ninho tudo o que tem de comida. Se você encher os potes 8 vezes durante o dia, ela vai levar tudo. Formam-se montanhas de comida, que vão começar a apodrecer. O correto, então, seria só voltar a colocar comida quando o "reservatório" estiver quase a esgotando.
DIETA EXPECIAL:
É necessário dar continuidade à mesma dieta ministrada durante a gestação, para prover à mãe os nutrientes necessários. Aumente também a quantidade de vegetais, para ajudar a produção de leite.
DESENVOLVIMENTO:
Caso o leitor não tenha se dado conta, esse manual toma como base o hamster sírio. Isso não significa absolutamente que não se possa usar esse conteúdo como base para reproduzir outras espécies, mas para não fazer besteira nesses casos, recomenda-se recorrer a outras fontes (veja FONTES CONSULTADAS).
Abaixo segue uma tabela mostrando as etapas do desenvolvimento dos filhotes:
Tempo (aprox.) Desenvolvimento
1 dia Os filhotes nascem cegos, surdos, com a pele transparente e sem pêlos mas com dentes. Pesam 3 gramas
3 dias Antes transparente, a pele começa a pigmentar
6 dias A pele já está toda coberta por pêlos bastante ralos
7 dias Já começam a comer pequenas quantidades (uma lindeza de se ver)
12 dias Os pequeninos começam a passear pela gaiola*
16 dias Eles já estão com os olhos abertos e passeiam livremente pela gaiola
21 dias Eles são independentes e mamam com menor intensidade (embora possam já viver sem o leite materno)
21-28 dias Já podem ser vendidos (que frieza)
(*) Aos 12 dias, os hamsters começam a fazer suas excursões. Mas ainda têm os olhos fechados. Contudo, a mamãe orgulhosa, ciumenta e possessiva não o permite! Faz questão de levar todos os bebês andarilhos de volta ao ninho. Muitas cenas cômicas surgem. Às vezes, os filhotes resolvem se rebelar e vão um para cada lado. A mãe, desesperada, tenta trazê-los de volta. É hilário. Leva um, busca outro, e esse um foge. E aí vai. Até que todos se acalmem e a paz retorne ao lar.
Qualquer discrepância com os dados desta tabela não é motivo para alarme. A não ser grandes variações, como, por exemplos, os filhotes chegarem ao 30º dia sem ter nascido os pêlos. Nesse caso, verifique se eles não estão mortos (desculpem a piada macabra, mas não me contive. Na verdade, ela não faz sentido porque a hamster não deixaria os filhotes apodrecendo. Se eles morrerem, ela os comerá).
CUIDADOS:
Não se pode trocar a serragem (ou "maravalha") até quando os filhotes abram os olhos (uns 15 dias após o nascimento). É bastante óbvio que, a essa altura, os odores exalados não sejam dos mais agradáveis.
Quanto ao resto, o espírito intuitivo do criador já deve estar apurado o suficiente para saber o que fazer.
JÁ POSSO VENDER OS HAMSTERS!
Quando os filhotes completarem 28 dias (mas pode ser até com 21), retire-os da gaiola da mãe, separando-os em duas gaiolas, pelo sexo. Tal medida é necessária, haja vista a possibilidade de uma gravidez prematura (as fêmeas podem engravidar com 3-6 semanas e os machos com 5).
Mas não tente extrapolar as 4 semanas. Depois dessa idade os filhotes estão completamente independentes e a mãe começa a agredi-los.
VENDER A QUEM?
Antes de pensar em começar uma criação, é bom ter em mente que a ninhada poderá ser assaz numerosa. É sempre bom saber de antemão quem estará disposto a comprar os filhotes. Sem planejamento, talvez seja difícil se desfazer (um tanto a contragosto) dos filhotes.