sábado, 15 de maio de 2010


HAMSTER ROBOROVSKI:


O hamster roborovski é originário da Mongólia e norte da China. Por ser extremamente ativo e rápido, e por isso mais difícil de manusear do que as outras espécies, não é tão criado como animal de estimação. Apesar disso, tem um temperamento dócil e dificilmente morde.

Raramente encontra-se algum exemplar em pet shops, mesmo nos Estados Unidos e na Europa, embora haja criadores no mundo inteiro desta espécie de hamster, a menor entre os hamsters mantidos comos animal de estimação: mede, quando adulto, apenas 5 cm.

Podem facilmente escapar pelas grades das gaiolas comuns, e por isso devem ser mantidos em aquários espaçosos, em razão da sua intensa atividade - o que, aliás, torna admirar um hamster roborovski um grande divertimento.

*Ordem: Rodentia
*Família: Cricetidae
*Gênero: Phodopus
*Espécie: Roborovskii
*Tamanho: 4 a 5 cm
*Período de gestação: 23 a 30 dias
*Média de vida: 3 a 3,5 anos

HAMSTER ANÃO RUSSO WINTER WHITE:

Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Essa espécie também é conhecida como hamster siberiano (não confundir com sírio).

A espécie possui a tendência de se tornar branca no inverno, daí seu nome, "winter-white" (que poderia ser traduzido por algo como "branco no inverno"). Como nessa época de ano há menos incidência de raios de luz, a pelagem do hamster pode ficar mais clara ou mesmo completamente branca. Geralmente, as fêmeas não entram no cio durante esse período e, portanto, não há acasalamento.

O hamster anão russo winter-whites é sociável e pode viver em grupos de um único ou Hamster anão winter-white no seu traje invernalde ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos. Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e, embora seja calmo e amigável, pode ocasionalmente mostrar pouca tolerância ao manejo descuidado. Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

*Ordem: Rodentia
*Família: Cricetidae
*Gênero: Phodopus
*Espécie: Sungorus
*Tamanho: 10 a 12 cm
*Peso: 20 a 28 gramas
*Período de gestação: 18 a 21 dias
*Média de vida: 1,5 a 2 anos

HAMSTER ANÃO RUSSO CAMPBELLS:

Originalmente o hamster anão russo campbells habita as estepes e regiões semi-áridas da Ásia Central, assim como as dunas de areia da Mongólia e do nordeste da China.

O hamster anão russo campbells mede de 10 a 12 cm quando adulto e apresenta o corpo ligeiramente roliço. Esses animais tem bolsas nas bochechas para carregar alimentos e apresentam pêlos nos pés. O macho é maior que a fêmea.

Como o hamster chinês, o hamster anão russo campbells é sociável e pode viver em grupos de um único ou de ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos.

Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e pela menor tolerância ao manejo descuidado (isto é, pode morder quando incomodado). Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

*Ordem: Rodentia
*Família: Cricetidae
*Gênero: Phodopus
*Espécie: Campbelli
*Tamanho: 10 a 12 cm
*Peso: 22 a 28 gramas
*Período de gestação: 18 a 21 dias
*Média de vida: 1,5 a 2 anos

HAMSTER CHINÊS:

O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.

Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.

Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.

O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

*Ordem: Rodentia
*Família: Cricetidae
*Gênero: Cricetus
*Espécie: Griseus
*Tamanho: 10 a 12 cm
*Peso: 2 a 3 gramas (nascimento), 38 a 46 gramas (adulto)
*Coração: 280 a 412 batidas por minuto
*Consumo de comida: 10 a 15 gramas por dia
*Consumo de água: 11 a 13 ml por dia
*Período de gestação: 21 dias
*Média de vida: 2 a 2,5 anos

HAMSTER SIRIO:

Em razão de seu temperamento dócil e da tolerabilidade ao manajamento, o hamster sírio é a espécie mais apropriada para crianças pequenas, que podem manuseá-lo sem riscos, desde que sob supervisão de um adulto.

Animal de hábitos inverteradamente solitários, jamais deve ser mantido com outro hamster na mesma gaiola, depois de 8 a 10 semanas de vida; caso contrário, brigas sérias podem acontecer, inclusive com a eventual morte de um dos animais.

Mede de 15 a 20 cm, com um pequeno rabo. Seus pés (4 nas patas da frente e 5 nas de trás) não possuem pêlos. Os hamsters sírios possuem, nas suas bochechas, bolsas que podem carregar até metade do peso do próprio corpo em comida ou material para a casinha.

O tempo de vida médio do hamster sírio é de 2 a 2,5 anos. Contudo, pode acontecer de eles viverem até 4 anos - desde que o dono zele bem do animal para que isso ocorra.


*Ordem: Rodentia
*Família: Cricetidae
*Gênero: Mesocricetus
*Espécie: Auratus
*Tamanho: 15 a 20 cm
*Peso: 2 a 3 gramas (nascimento), 180 a 210 gramas (adulto)
*Coração: 280 a 500 batidas por minuto
*Consumo de comida: 10 a 15 gramas por dia
*Consumo de água: 30 ml por dia
*Período de gestação: 16 dias
*Média de vida: 2 a 2,5 anos.



Alimentação:
A alimentação dos hamsters é extremamente simples. Engloba todas as vitaminas de que o bichinho precisa, além de ser barata e fácil de ser encontrada.

RAÇÃO:
Pode ser facilmente encontrada em lojas do ramo ou supermercados. Inclui diversas sementes, tais como: milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol e abóbora e outros grãos secos. Também contêm ração para roedores (desde que não possuam hormônios ou antibióticos), frutas secas em pequenas doses, como passas, banana, uva, etc.
Nessa ração ainda podem ser adicionados pequenos pedaços de bolacha (do tipo água e sal) se o hamster gostar. Além disso, na época da gravidez da hamster e amamentação dos filhotes (ver seção Reprodução), essa ração ainda leva ração de gato, a fim de que o número de vitaminas e proteínas ingeridas aumente.

VEGETAIS E FRUTAS:
Os vegetais (cenoura, couve, couve-flor, brócolis, etc.) e as frutas (maçã, uva e outras) constituem uma fonte de peso em matéria de alimentação. Além de serem ótimas fontes de vitaminas (principalmente) ainda contém uma grande quantidade de água.
Apesar de o número de limitações a respeito da alimentação ser pequena, é preciso sempre tomar alguns cuidados, como, por exemplo lavar bem os vegetais e frutas e sempre ser dados crus, para não perder as vitaminas.

ÁGUA:
É, sim, um item obrigatório e indispensável para a manutenção da saúde do hamster. A quantidade ingerida varia em função da época do ano, da idade do animal e da quantidade de vegetais na dieta. A inclusão desse último item, mesmo em abundância, não implica na retirada da água da dieta básica do hamster.






Reprodução de hamsters:

A HORA CERTA:
É a primeira questão. Qual é a idade certa para uma hamster ter seus primeiros filhotes? As hamsters estão biologicamente aptas a procriar logo entre a terceira e a sexta semana.
O número de filhotes está relacionado a fatores como idade e saúde da hamster. E para que eles não sejam apenas muitos, mas também saudáveis, a futura mãe precisa receber uma dieta reforçada.
A dieta em questão pode ser ministrada logo a partir do dia seguinte ao da cópula. Confere ao animal uma série de nutrientes sumamente importantes.
Não se trata de uma dieta substituta. E sim complementar. Você continuará dando o que sempre deu, e mais: a) ovo cozido: nem muito mole, nem muito duro. Metade dele está bom, mesmo assim ela não vai agüentar comer tudo, b) pão molhado ao leite: de preferência só o miolo, com leite morno.

Deixe-a em paz. Não a leve para passear, não brinque com ela, não a incomode.
Não deixe faltar comida. Mas também não dê demais.

A gestação do hamster sírio dura 16 dias, mas pode acontecer de a hamster dar à luz no 17º ou mesmo 18º dia de gestação. Se depois de dezoito dias os filhotes não tiverem nascido, embora a hamster apresente os sinais de gravidez (abdômen e tetas proeminentes), pode ser uma indicação de gravidez "psicológica" ou problemas durante o parto. De modo geral, os filhotes são reabsorvidos (!) sem danos à mãe.
Alguns cuidados devem ser tomados: dois dias antes do esperado para o parto, faça um super limpeza na gaiola. Lave todos os potes de comida, água e acessórios. E retire a rodinha.
Tomados esses pequenos cuidados e feita a limpeza geral na gaiola, dê bastante material para a hamster fazer o ninho. Existe nas lojas de animais um alggodão proprio para hamsters.

Você foi um criador dedicado. Esforçou-se muito para que a hamster ficasse grávida. Seguiu as dicas desse manual, deu a dieta reforçada, fez a limpeza geral, deu-lhe algoodão para fazer o ninho.

Agora finalmente os filhotes estão a chegar! E você espera ansioso pela sua vinda. Fica vigiando a hamster durante o iminente parto. Tenta acompanhar cada minuto, não quer perder nenhum detalhe. Os filhotes estão chegando, lá vêm...

Calma, deixe a pequenina em paz. O nascimento dos filhotes é um momento mais que emocionante e memorável para o criador, mas não vale a pena ficar incomodando. Seria só mais um fator para a hamster se estressar. Façamos uma analogia: se uma mulher sofre para dar à luz o filho, mesmo que seja só um, mesmo que com o auxílio de um tocólogo, imagine a hamster, sozinha, tendo 4, 5, 6, 7, 8 (ou até 17, já houve casos) filhos para vir ao mundo!

Cada filhote nascerá com um intervalo de 10 minutos. Junto de cada um, normalmente vem uma placenta, que a hamster come, por ser absolutamente nutritiva (hum...). É por causa disso, da placenta, que talvez o algoodão fique manchado de sangue. É normal. E talvez a mãe resolva fazer um tour pela gaiola, e tenha um filhote em cada canto. Não se intrometa! A mãe levará todos para o ninho.

Depois de ter posto tudo pra fora, a hamster passa por um processo curioso: leva para o ninho tudo o que tem de comida. Se você encher os potes 8 vezes durante o dia, ela vai levar tudo. Formam-se montanhas de comida, que vão começar a apodrecer. O correto, então, seria só voltar a colocar comida quando o "reservatório" estiver quase a esgotando.

DIETA EXPECIAL:
É necessário dar continuidade à mesma dieta ministrada durante a gestação, para prover à mãe os nutrientes necessários. Aumente também a quantidade de vegetais, para ajudar a produção de leite.

DESENVOLVIMENTO:
Caso o leitor não tenha se dado conta, esse manual toma como base o hamster sírio. Isso não significa absolutamente que não se possa usar esse conteúdo como base para reproduzir outras espécies, mas para não fazer besteira nesses casos, recomenda-se recorrer a outras fontes (veja FONTES CONSULTADAS).
Abaixo segue uma tabela mostrando as etapas do desenvolvimento dos filhotes:

Tempo (aprox.) Desenvolvimento
1 dia Os filhotes nascem cegos, surdos, com a pele transparente e sem pêlos mas com dentes. Pesam 3 gramas
3 dias Antes transparente, a pele começa a pigmentar
6 dias A pele já está toda coberta por pêlos bastante ralos
7 dias Já começam a comer pequenas quantidades (uma lindeza de se ver)
12 dias Os pequeninos começam a passear pela gaiola*
16 dias Eles já estão com os olhos abertos e passeiam livremente pela gaiola
21 dias Eles são independentes e mamam com menor intensidade (embora possam já viver sem o leite materno)
21-28 dias Já podem ser vendidos (que frieza)

(*) Aos 12 dias, os hamsters começam a fazer suas excursões. Mas ainda têm os olhos fechados. Contudo, a mamãe orgulhosa, ciumenta e possessiva não o permite! Faz questão de levar todos os bebês andarilhos de volta ao ninho. Muitas cenas cômicas surgem. Às vezes, os filhotes resolvem se rebelar e vão um para cada lado. A mãe, desesperada, tenta trazê-los de volta. É hilário. Leva um, busca outro, e esse um foge. E aí vai. Até que todos se acalmem e a paz retorne ao lar.
Qualquer discrepância com os dados desta tabela não é motivo para alarme. A não ser grandes variações, como, por exemplos, os filhotes chegarem ao 30º dia sem ter nascido os pêlos. Nesse caso, verifique se eles não estão mortos (desculpem a piada macabra, mas não me contive. Na verdade, ela não faz sentido porque a hamster não deixaria os filhotes apodrecendo. Se eles morrerem, ela os comerá).

CUIDADOS:
Não se pode trocar a serragem (ou "maravalha") até quando os filhotes abram os olhos (uns 15 dias após o nascimento). É bastante óbvio que, a essa altura, os odores exalados não sejam dos mais agradáveis.
Quanto ao resto, o espírito intuitivo do criador já deve estar apurado o suficiente para saber o que fazer.

JÁ POSSO VENDER OS HAMSTERS!
Quando os filhotes completarem 28 dias (mas pode ser até com 21), retire-os da gaiola da mãe, separando-os em duas gaiolas, pelo sexo. Tal medida é necessária, haja vista a possibilidade de uma gravidez prematura (as fêmeas podem engravidar com 3-6 semanas e os machos com 5).
Mas não tente extrapolar as 4 semanas. Depois dessa idade os filhotes estão completamente independentes e a mãe começa a agredi-los.


VENDER A QUEM?
Antes de pensar em começar uma criação, é bom ter em mente que a ninhada poderá ser assaz numerosa. É sempre bom saber de antemão quem estará disposto a comprar os filhotes. Sem planejamento, talvez seja difícil se desfazer (um tanto a contragosto) dos filhotes.