sábado, 15 de maio de 2010


HAMSTER CHINÊS:

O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.

Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.

Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.

O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

*Ordem: Rodentia
*Família: Cricetidae
*Gênero: Cricetus
*Espécie: Griseus
*Tamanho: 10 a 12 cm
*Peso: 2 a 3 gramas (nascimento), 38 a 46 gramas (adulto)
*Coração: 280 a 412 batidas por minuto
*Consumo de comida: 10 a 15 gramas por dia
*Consumo de água: 11 a 13 ml por dia
*Período de gestação: 21 dias
*Média de vida: 2 a 2,5 anos

Sem comentários: