quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tudo o que necessita saber sobre hamsters:

Alimentação

foto_05

  • Os hamsters comem praticamente de tudo que encontra pela frente. Isso já vem dos seus instintos naturais, pois em sua vida selvagem no deserto - onde o alimento é escasso - comem quase que de tudo para sobreviver. Mas é justamente por causa desse seu apetite, que temos que tomar cuidado com alguns detalhes.

  • Os hamsters tem paladar e por isso sentem o gosto da comida.

  • Como eles tem bom apetite, é muito importante não ficar repetindo o tipo de alimentação.

  • Para os alimentos, é bom um vasilhame meio pesado e que caiba ele dentro. Se for leve, pode acabar virando e derramando todo o alimento.

  • A dieta de um hamster pode ter 80% em ração e o restante em alimentos como maçã, cenoura, milho, nozes, etc.

 

comida

FRUTAS E VEGETAIS:

As frutas e os vegetais constituem uma grande fonte de vitaminas e ainda possuem uma grande quantidade de água.
Abaixo uma lista do que você pode e o que você não pode servir aos seus hamsters:

PODE

FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.

VERDURAS: repolho, pepino, brócolos, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, couve.

LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.

OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.

Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.

NÃO PODE

abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.

Bolinho de Frutas “O mundo dos hamsters”

     Ingredientes

  • 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres de leite desnatado
  • 1 ovo de  galinha, mas coloque só um pouquinho!
  • 2 pedaço de fruta (pode ser banana, pêra, maçã, ou uva)

     Modo de Preparo:

  • Amasse a fruta até virar uma papinha
  • Misture todos os ingredientes em um copo
  • Para assar, use uma forma de empada pequena, coloque a massa na forminha untada e asse
  • Espere até ficar frio e sirva aos hamsters.

INSTALAÇÕES:

Gaiola de arame para hamsters

  • É ventilada e fácil de limpar.
  • Certifique-se de que as distâncias entre as barras (que devem ser verticais) é menor ou igual a 1,25 cm para evitar que o seu hamster passe por elas.
  • Prefira as com bandeija de plástico, que fica em baixo e é encaixada na parte de arame, pois é fácil de limpar e o seu bichinho fica em contato com a serragem que é melhor que o chão de arame.
  • A gaiola do hamster deve ser preparada cobrindo o chão com lascas de madeira e com material conveniente para que o hamster possa fazer um ninho.
  • A gaiola deve ser colocada longe da luz solar direta e fora de correntes de ar.
  • A gaiola deve ser limpa semanalmente e os hamster apreciarão se algum material do ninho velho for colocado na gaiola limpa junto com algum material fresco para ele fazer o ninho.

Terrário de vidro ou plástico

  • São bem fáceis de limpar se forrados com serragem.
  • Você pode ter dificuldades com a fixação de bebedouros tipo mamadeira.
  • Eles são em geral mais baratos que todas as outras acomodações, e uma boa opção para lugares mais frios ou para transporte.
  • Certifique-se de que há uma boa ventilação, e, caso haja necessidade, faça diversos furos bem pequenos no terrário (se for de plástico) com um arame quente.

Acomodações caseiras

  • A salvação de quem não quer gastar muito.
  • Atenção na escolha do material. Não use caixas de papelão, de madeira ou similares, pois seu hamster irá roê-la.
  • Os recipientes de plástico ou de vidro podem ser uma boa escolha, mas precisam ter tampa ventilada e serem altos o suficiente para evitar fugas. (pelo menos 20 cm acima do lugar mais alto que o hamster possa chegar).
  • O recepiente deve ter pelo menos 20 cm de largura por 30 cm de comprimento

53 comentários:

Unknown disse...

Olá, nosssa seu blog é tuso q eu precisava!!!
Tenho um hamster, n~ao sei a raça, já olhei as daqui mas não consigo identificar, ele é marrom clarinho (quase um larannja escuro), me ajuda! Por Favor...

Unknown disse...

Opa sou eu novamente é que achei uma foto na net, tá nesse link:
http://mundonanet.sites.uol.com.br/hamster2.jpg
Qual é essa raça??

Sara Varatojo disse...

Olá Ricardo, pêla foto que mandou nao existe duvida nenhuma que e de raça sirio.
Existem mais raças como o: Anao-russo campbells ( sao cinzentos e têm uma risca nas costas), Anao-russo winter-with (sao brancos e têm tambem uma risca nas costas) Chinês (E confundido no brasil pelo anao-russo mas têm uma cauda bem maior), Roborovsky (mais pequenos no mundo inteiro), Sirio, Sirio panda e Sirio angorá.(Sirio sao todos grandes, sirio anda tem uma pelagem de cor preta e branca e o angorá tem o pelo comprido)

A nossa equipa espera ter ajudado.
E não se esqueça de participar no passatempo do hamster da semana, se o seu hamster for o vencedor, vai ter um cantinho so para ele.
Basta enviar um e-mail para: omundodoshamster@gmail.com
No e-mail hamster e sem "s" no fim pois nao dava mais caracteres.
Tem todas as explicaçoes de participaçao no artigo la mais para o fim.

Unknown disse...

Resolveu com certeza, obrigado.

Passando Rímel (Mari) disse...

Oi Sarah,seu blog é muito bom,tem tudo o que eu precisava saber!!!
mas eu também quero saber qual a raça da minha hamster:http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2007/09_03/HamsterREX_468x362.jpg

Sara Varatojo disse...

Mariana:
A sua hamster é uma sírio Golden (golden é o nome da coloração, da cor do pêlo)
Desculpe a demora a responder :S

Gabi disse...

Oi sarah

Esse site é demais. Eu queria fazer uma pergunta . Eu tenho um hamster chines.Um dia ele me mordeu . Agora tenho medo de botar a mao nele.O que faço?

Sara Varatojo disse...

Olá Gabi!
Tem de ir com calma, mecha devagarinho nele, eu já fui mordida varias vezes, e continuo a amar estes bichinhos.
Vá mexendo bem devagar, que ele logo logo se vai habituar!
Boa sorte

Unknown disse...

Eu quero comprar um hamster , mas ñ sei qual comprar , rolaram uns boatos que a chinchila é meio porquinha ... isso é verdade ?

Unknown disse...

Esse site é tudo o que precisava! Agora sei como cuidar melhor deles. Mas tenho uma pergunta: meus hamsters têm mania de encher o túnel deles de comida, depois eles não conseguem passar e o túnel desmonta e a comida fica toda espalhada no chão. Eu posso fazer alguma coisa pra evitar essa mania?

Unknown disse...

Esse site é tudo o que precisava! Agora sei como cuidar melhor deles. Mas tenho uma pergunta: meus hamsters têm mania de encher o túnel deles de comida, depois eles não conseguem passar e o túnel desmonta e a comida fica toda espalhada no chão. Eu posso fazer alguma coisa pra evitar essa mania?

Anónimo disse...

Nossa!!esse blog é dimais , mas tenho uma pergunta: eeu tenho 2 hamsters mais a femia fugiu, e nao sei como achala o que eu faso?

Unknown disse...

ola adorei seu blog mais so uma pergumtinha tenho 5 hamister de duas rasas uma sirio e aoutra anão russo eu dei sorvete de coco pra eles e to com medo que algo a comtesa a ele

Anónimo disse...

Olá. Estou muito preocupada com meu bichinho. Ganhei ele há 4 dias. O nome é Bolinha. A minha preocupação é que ela dorme muito, parece morcego, só acorda à noite e mesmo assim fica acordada uns 10 minutos e depois volta a dormir. E mais uma pergunta, ela esta com a bunda inxada. Uma amiga da minha mãe disse que os hamisters precisam de exercicios por que se nãoo eles ficam parados e a comida desce. Isso é verdade? Se for, o que eu faço pra que ela volte ao normal??

Valeria disse...

Meu filho está desesperado porque o hamster dele está com uma bola, próximo ao ânus bem grande e hoje notamos que ela está com uma cor roxa, parece que machucou. Ele anda normal mais tem dormido muito durante à noite nessa semana, antes ele ficava direto se exercitando. Vc pode me dizer o que é essa bola, se tem cura e porque ele tá dormindo muito. URGENTE. Obrigado

Anónimo disse...

Vou ganhar minha Hamster Lola logo logo, já sei sobre todos os cuidados que devo tomar com a alimentação,higiene e mais,ameii seu blog tem tudo que preciso saber para cuidar bem da minha Lola!

Anónimo disse...

Olá Sarah seu blog e muito legal eu quero comprar um hamster agora sei como cuidar de um. Obrigado.

LAIS MILENA disse...

amei esse blog td de bom !!!!!!!!
stou adorando é muito interessante
descobri varias coisas q nao sabia NOTA 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Anónimo disse...

parabens seu blog e show me tira uma duvida e verdade q se os hamster ñ cruzar eles ficam doente? bjs

Anónimo disse...

Olá sarah gostei muito do seu blog gostaria de saber qual raça se adepta melhor em apartamento e a mais calma!! aguardo atenciosamente sua resposta!!!

felipesouza disse...

eu tenho um casal de hamsters,q ja deu .são mmuito fofoscria pela seg.vez.são muito fofos(lilo e estuorty)

felipesouza disse...

sseu tenho um casal de hamsters,q ja deu .são mmuito fofoscria pela seg.vez.são muito fofos(lilo e estuorty)

Unknown disse...

olá voce que perguntou que ramster e melhor pra apartamento, todos sao os melhores, so depente do dono, Olha não importa se é sirio, russo ou chinês, toda e qualquer especie de hamster só morde quando se vê acuado e estressado; quando se cria um hamster deve pega-lo nas mãos todos os dias para que ele adquira confiança e afeto pelo dono, quando isto não é feito o animal estranha e se sente acuado é aí que ele vai morder...Hamsters que são acostumados a serem pegos nas maos desde pequenos jamais vão morder a não ser que estejam muito estressados, lembrando que o estresse é causado por: alimentação inadequada, falta de espaço para se exercitar e movimentar, falta de atenção do dono...dono, quanto ao mais calmo,nao tem isso so depente do dono, espero ter ajudado.

Anónimo disse...

Ola Pessoal me chamo Maurício tenho uma duvida e que tenho um casal de Hamster sírio o macho cruzou com a femea montou nela e tudo sera que ela vai ficar prenha??:)????

Anónimo disse...

Normal eles dormen muito mesmo ainda mas quando sao filhotes compra uma rodinha e poe na gaiola dele pra ele se exercitar:).

Anónimo disse...

Ninguem vai responder minha pergunta nao??

Ester disse...

Olá copiei essa receita para postar no meu blog e coloquei creditos mudei somente algumas palavras
Visite se puder: http://euamohamsters1.blogspot.com/

Celeste disse...

é preciso ter numa gaiola, a rodinha de hamster ?

Malu s2 disse...

Adorei! tenho um casal de hamsters e aprendi a cuidar dele melhor do que nunca

Malu s2 disse...

Adorei! tenho um casal de hamsters e aprendi a cuidar dele melhor do que nunca

Unknown disse...

Ola sara!
Eu queria saber o pq da minha hamsters ta comendo a cabeça dos filhotes.ela teve treze filhos e um morreu e ela comeu os quatros....estou muito triste mim ajuda pfv.

Dailla disse...

Oiie Então eu tenho um Hamster Chamado Jorginho, esses dias fui limpar a gaiola dle e enqanto limpava coloquei ele em outra Gaiola para ele não fujir, qando terminei e fui pegar ele, ele estava mordendo a gaiola e ao pegar ele, ele bateu ou enroscou o dentinho dle na Gaiola, sangrou mto, fiquei desesperada na hr, sem saber o qe fazer, ai foi aonde limpei ele com Soro Fisiológico, depois coloquei àgua Oxigenada volume 10, e lavei mto a boquinha dle com salsinha foi aonde ele parou de sangrar, agora ele começou a comer novamente coisas leves, como maçã, banana, queijo... Msmo assim to preocupada e com medo qe ele morra pos gosto mto dle, o qe vc acha ta td bem com ele? ele vai sobreviver! obrigada e adorei o Blog (:

Unknown disse...

Oiii meu nome e jandson, acabei de ganhar 2 filhotes nao sei de que raça eles São, e adorei o que eu li, meus bebes tem 2 semanas de vida alguma recomendação pro papai iniciante aki?

rose disse...

Olá!!! Meu none è rose,tenho dois hamster e apesar da gaiola deles ser espaçosa,fico com muita pena de ve-los o tempo todo ali dentro ,mas tb tenho medo de solta-los pela casa para que nada de mal lhes aconteça. Sera que eles ficando o tempo todo na gaiola ,nao se estressam ou coisa parecida???

Anónimo disse...

Gostaria de saber mas eu tenho vários hamsters de diversas racas um inclusive esta com alergia e fora as duas angorás q tenho

Rita de Cassía disse...

Amei seu blog é muito fofo, estou te disponibilizando esse conteudo relacionado para completar sua pagina.

Tudo sobre hamsters

Gaiolas para hamsters

Aprenda como cuidar do seu Hamster

Hamsters doenças

Hamsters filhotes

Nomes para hamsters

Raças dos hamsters

Hamster Anão Russo Campbells

Raça Hamster Roborovski (Menor raça de hamster do mundo)

Hamsters chines (Pequeno hamsters)

Hamsters sírio (Grande hamster)

Games de Hamsters

Hamsters voadores

Anónimo disse...

Bom SArah Minha hamster e maior que o meu hamster ela briga com ele e ela nao gosta de rodar na rodinha mas el e e menor e escala a gaiola toda -.-

Anónimo disse...

Meu Nome e thayanny eu tenho dois hamster a maiorzinha briga com o menor possso acustumalos?

Anónimo disse...

Meus hamster sao da cor da sua foto mas o menos nao sei qual a raça deles

Unknown disse...

Olá. Adorei as dicas, são muito importantes, já que sou cuidador de primeira viagem.

Anónimo disse...

Ola boa noite. eu gostava de saber se posso usar desperdiço para o ninho dos hamsters.
Aguardo resposta, Obrigado

Anónimo disse...

Hamsters e um bom bicho de estimacao para crianca?

Anónimo disse...

Oi tenho um casal de hamster chineses o são muito fofos

Unknown disse...

ola eu tenho um hamster e ele e um pouco arisco e faz um barulho quando vo pega ele isso e normal? hoje é o primeiro dia dele aqui em casa e queria saber se o barulho que ele faz é normal

Unknown disse...

Mt bom esse blog.
Queria saber, quando o ramster vai ter filhote quais sao as reaçoes dela????
Por favor me respondem rapido, pq acho q ela vai ter, n sei. Obgd. Bjsss

Anónimo disse...

minha hamster apavoro esta mais contente e alegre obrigada !

Unknown disse...

ola adorei as dicas sobre hamster voces me ajudaram muito e minha hamster amou a receita!!!

Unknown disse...

ola adorei as dicas sobre hamster voces me ajudaram muito e minha hamster amou a receita!!!

Unknown disse...

Oi Sarah. Boa noite. Gostaria de uma ajuda. Tenho uma hamster Chamada Nina que agora está com 8 meses. Ela foi atacada ppr um gato...q a mordei feio. Ela ficou bem mal. Agora ainda se recuperando, ela está com diarréia. Se alimenta, toma água. Coloco ela pra se exercitar. Mais ela está mt magrinha e assada. O q faço pra melhorar essa diarréia e sanar a assadura?
Obrigada!. Gisele

Anónimo disse...

gente to com uma duvida bem grande,comprei um hamster no petshop me falaram q era macho puis ele com a minha femea eles começo a briga eu separei eles,puis o macho em outra gaiola so q ele começo a fazer um ninho,levei no veterinario nem o veterinario sabia me dize se era macho ou femea,nao tem como eu ver se ela engordo pq comprei ela e ela ja tava gordinha,e ela tem a casinha mais ela fez um ninho ee fica la dentro sai pra come beber agua e ir na rodinha..ela pode esta gravida

Anónimo disse...

gente to com uma duvida bem grande,comprei um hamster no petshop me falaram q era macho puis ele com a minha femea eles começo a briga eu separei eles,puis o macho em outra gaiola so q ele começo a fazer um ninho,levei no veterinario nem o veterinario sabia me dize se era macho ou femea,nao tem como eu ver se ela engordo pq comprei ela e ela ja tava gordinha,e ela tem a casinha mais ela fez um ninho ee fica la dentro sai pra come beber agua e ir na rodinha..ela pode esta gravida

Anónimo disse...

O melhor é tira-los para andar com eles um pouquinho na mão

Unknown disse...

Olá, amei seu blog, na verdade eu vim porque a minha amiga vai ter um hamster e ela andava sempre a procurar sites e eu sabia que este site era bom porque já me tinham dito, mas aproveitei para ler e como eu também tenho uma hamster deu-me muito jeito obrigado!